Notícias

Mais de 300 crianças Yanomami com desnutrição foram resgatadas no último ano

O Ministério da Saúde destacou que "segue trabalhando em conjunto com outros ministérios e órgãos de segurança pública para prestar os atendimentos necessários e salvar vidas".
Mais de 300 crianças Yanomami com desnutrição foram resgatadas no último anoLegion-media.ru / Robertharding

O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira que 307 crianças indígenas Yanomami, diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada, foram recuperadas ao longo de 2023.

"Ao longo de 2023, 6 Polos Base, que estavam fechados por essas ações criminosas, foram reabertos. Nestas localidades, onde é possível prestar assistência e ajuda humanitária, 307 crianças diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram recuperadas", disse a pasta em comunicado.

A informação foi dada após divulgação de imagens de crianças indígenas com desnutrição, que o Ministério esclareceu referem-se a "um resgate de três crianças em situação de desnutrição" feito na última sexta-feira em uma comunidade situada na fronteira com a Venezuela, e que por se tratar de uma operação de alto risco devido à presença de garimpeiros e segurança precária, resultou em uma ação mais rápida.

"Esse é um dos locais onde o garimpo não permite a segurança necessária para a entrada de profissionais de saúde", explicou.

Além disso, o Ministério destacou que "segue trabalhando em conjunto com outros ministérios e órgãos de segurança pública para prestar os atendimentos necessários e salvar vidas".

O comunicado ainda ressaltou a contratação de mais profissionais da saúde para atuarem na região, a realização de testes e busca ativa para detecção de malária, bem como o "investimento de mais de R$ 220 milhões para reestruturar o acesso à saúde dos indígenas da região".