Congressista republicano apresenta projeto de lei sobre 'anexação da Groenlândia' aos EUA

Caso seja aprovada, Iniciativa permite ao presidente Donald Trump "encontrar os meios necessários" para anexar o território dinamarquês como estado.

O congressista republicano Randy Fine apresentou nesta segunda-feira (12) ao Congresso dos Estados Unidos um projeto de lei sobre a "anexação e concessão do status de estado" à Groenlândia por parte dos Estados Unidos.

"Ótimas notícias! Hoje, tenho o orgulho de apresentar a Lei de Anexação e Estado da Groenlândia, um projeto de lei que permite ao presidente [dos EUA, Donald Trump] encontrar os meios necessários para incorporar a Groenlândia à União", escreveu o congressista em sua conta no X.

De acordo com Fine, a legislação "histórica" visa "garantir os interesses estratégicos de segurança nacional" do país norte-americano no Ártico, bem como "contrariar as crescentes ameaças que a China e a Rússia representam".

Além disso, a legislação exige a apresentação de um relatório completo ao Congresso, descrevendo as mudanças que devem ser introduzidas na legislação federal para que a Groenlândia seja admitida como estado oficial dos EUA.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.