Notícias
Casa Branca: 'Somente petroleiros autorizados pelos EUA sairão da Venezuela'
Governo norte-americano afirmou que continuará apreendendo navios que deixem o país sul-americano sem permissão de Washington.

Os Estados Unidos só permitirão a saída da Venezuela dos navios que autorizarem, anunciou nesta segunda-feira a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
"Somente os petroleiros autorizados pelos EUA poderão sair da Venezuela", disse a porta-voz à imprensa, detalhando que continuarão sendo apreendidos navios "apátridas ou não autorizados pelos EUA para o comércio".
Desde dezembro de 2025, mantém-se o bloqueio ordenado pelo presidente Donald Trump aos petroleiros sancionados que entram e saem do país sul-americano.
Agressão contra a Venezuela e sequestro de Maduro
- No sábado (3), os EUA lançaram um ataque militar massivo em território venezuelano. A operação terminou com o sequestro de Maduro e Flores, que foram levados para Nova York.
- Caracas classificou as ações de Washington como uma "gravíssima agressão militar" e alertou que o objetivo dos ataques "não é outro senão apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, em particular do seu petróleo e minerais, tentando quebrar pela força a independência política da nação".
- Maduro se declarou inocente na segunda-feira (5) em sua primeira audiência perante a Justiça dos EUA no Tribunal do Distrito Sul de Nova York, acusado de narcoterrorismo. Flores procedeu da mesma forma.
- A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse na segunda-feira (5) como presidente encarregada do país sul-americano.
- Muitos países do mundo, entre eles a Rússia e a China, pediram a libertação de Maduro e sua esposa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia destacou que a Venezuela deve ter garantido o direito de decidir seu destino sem qualquer intervenção externa. "Reafirmamos a solidariedade inabalável da Rússia com o povo e o governo venezuelanos. Desejamos à presidente encarregada Delcy Rodríguez sucesso na resolução dos desafios que a República Bolivariana enfrenta. Por nossa parte, expressamos nossa disposição de continuar a prestar o apoio necessário ao nosso país amigo, a Venezuela", acrescentou.
/noticias/27914-presidente-cuba-acusa-eua-hipocrisia//noticias/27913-presidente-cubano-critica-eua-apoiar-terrorismo-estado-mundo//noticias/27891-pm-preso-acusado-estupro//noticias/27888-embraer-vende-duas-aeronaves-eletricas-japao//noticias/27911-presidente-cubano-cuba-disposta-dialogar-eua//noticias/27893-cpi-convoca-esposa-moraes-banco-master//noticias/27910-diaz-canel-mundo-nao-pode-permitir-forca-multilateralismo//noticias/27887-video-keir-starmer-flagrado-maos-epstein//noticias/27896-video-passageiro-incomum-espera-onibus-russia//noticias/27908-trump-bukele-pessoa-preferida//noticias/27907-russia-ataca-infraestrutura-energia-resposta//noticias/27904-lavrov-explica-rt-ucrania-disposta//noticias/27906-lavrov-alerta-muitas-bombas-relogio-oriente-medio//noticias/27905-lula-anuncia-nova-reuniao-trump//noticias/27890-europa-caiu-propria-armadilha-adotando-postura-intransigente-lavrov-entrevista-exclusiva-rt//noticias/27903-trump-ira-negociando-nao-querem-ataque//noticias/27902-russia-disposta-compartilhar-tecnologia-nuclear-pacifica-brasil//noticias/27901-ameaca-trump-nigeria-atacados-forma-violenta//noticias/27900-trump-acho-devo-ir-ceu//noticias/27899-europa-autodestruindo-diz-trump//noticias/27875-lula-reune-primeiro-ministro-russia//noticias/27897-trump-juntamente-venezuela-temos-68-petroleo//noticias/27886-video-explosivo-homem-morde-bateria//noticias/27895-suspeito-sequestro-moro-preso-ceara/
