Notícias

Presidente encarregada da Venezuela reafirma independência do país após sequestro de Maduro

"Há um governo que manda na Venezuela", enfatizou Delcy Rodríguez, denunciando que o presidente está refém nos EUA.
Presidente encarregada da Venezuela reafirma independência do país após sequestro de MaduroBoris Vergara / Xinhua

A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, reiterou nesta segunda-feira (12) que seu país não está sendo governado por nenhum governo estrangeiro, mas que são as autoridades locais que estão no comando da situação.

"Tenho visto caricaturas na Wikipedia sobre quem manda na Venezuela. Bem, aqui há um governo que manda na Venezuela, aqui há uma presidente encarregada e há um presidente refém nos EUA", sustentou Rodríguez em um evento sobre o reinício das atividades escolares.

O evento ocorreu na cidade de Catia La Mar, diretamente afetada pelos bombardeios americanos de 3 de janeiro. "Foi uma das áreas mais impactadas pela agressão ilícita e ilegal do governo dos EUA contra o povo venezuelano", destacou, ao mesmo tempo em que garantiu que, a partir desse local, seu governo reafirma "a soberania e a independência da Venezuela".

Nesse sentido, Rodríguez afirmou que Caracas governa "junto com o povo organizado, junto com o poder popular" e avança "em relações internacionais de respeito, no âmbito da legalidade internacional, para reivindicar e proteger os direitos" de sua "amada Venezuela".

Agressão contra a Venezuela e sequestro de Maduro

  • No sábado (3), os EUA lançaram um ataque militar massivo em território venezuelano. A operação terminou com o sequestro de Maduro e Flores, que foram levados para Nova York.
  • Caracas classificou as ações de Washington como uma "gravíssima agressão militar" e alertou que o objetivo dos ataques "não é outro senão apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, em particular do seu petróleo e minerais, tentando quebrar pela força a independência política da nação".
  • Maduro se declarou inocente na segunda-feira (5) em sua primeira audiência perante a Justiça dos EUA no Tribunal do Distrito Sul de Nova York, acusado de narcoterrorismo. Flores procedeu da mesma forma.
  • A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodrígueztomou posse na segunda-feira (5) como presidente encarregada do país sul-americano.
  • Muitos países do mundo, entre eles a Rússia e a China, pediram a libertação de Maduro e sua esposa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia destacou que a Venezuela deve ter garantido o direito de decidir seu destino sem qualquer intervenção externa. "Reafirmamos a solidariedade inabalável da Rússia com o povo e o governo venezuelanos. Desejamos à presidente encarregada Delcy Rodríguez sucesso na resolução dos desafios que a República Bolivariana enfrenta. Por nossa parte, expressamos nossa disposição de continuar a prestar o apoio necessário ao nosso país amigo, a Venezuela", acrescentou.