
Notícias
Países latino-americanos têm direito a escolher seus próprios parceiros comerciais, afirma China
A declaração foi feita pela porta-voz da chancelaria chinesa, ao comentar iniciativa dos EUA de impor controle sobre o setor petrolífero venezuelano.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, comentou nesta segunda-feira (12) o plano dos EUA de controlar as exportações de petróleo da Venezuela.
"Os países latino-americanos são nações soberanas e independentes, com direito a escolher seus parceiros por conta própria", declarou a porta-voz, segundo a imprensa chinesa.
Ela acrescentou que, independentemente da evolução do cenário, a China continuará aprofundando a cooperação pragmática com os países da América Latina, incluindo a Venezuela, com o objetivo de promover o desenvolvimento comum.

Agressão contra a Venezuela e sequestro de Maduro
- No sábado (3), os EUA lançaram um ataque militar massivo em território venezuelano. A operação terminou com o sequestro de Maduro e Flores, que foram levados para Nova York.
- Caracas classificou as ações de Washington como uma "gravíssima agressão militar" e alertou que o objetivo dos ataques "não é outro senão apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, em particular do seu petróleo e minerais, tentando quebrar pela força a independência política da nação".
- Maduro se declarou inocente na segunda-feira (5) em sua primeira audiência perante a Justiça dos EUA no Tribunal do Distrito Sul de Nova York, acusado de narcoterrorismo. Flores procedeu da mesma forma.
- A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse na segunda-feira (5) como presidente encarregada do país sul-americano.
- Muitos países do mundo, entre eles a Rússia e a China, pediram a libertação de Maduro e sua esposa. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia destacou que a Venezuela deve ter garantido o direito de decidir seu destino sem qualquer intervenção externa. "Reafirmamos a solidariedade inabalável da Rússia com o povo e o governo venezuelanos. Desejamos à presidente encarregada Delcy Rodríguez sucesso na resolução dos desafios que a República Bolivariana enfrenta. Por nossa parte, expressamos nossa disposição de continuar a prestar o apoio necessário ao nosso país amigo, a Venezuela", acrescentou.
/noticias/28281-video-homem-beija-forca-rainha-carnaval//noticias/28286-ucrania-dissolve-legiao-internacional//noticias/28282-bolsas-america-latina-superam-wall-street//noticias/28283-catastrofe-humana-ira-epstein-israel//noticias/28300-lula-trump-constroem-boa-relacao-diz-bessent//noticias/28275-paixao-fatal-morte-professora-aluno-faculdade//noticias/28301-ucrania-lanca-ataque-terrorista-larga-escala-russia//noticias/28289-programa-russo-abre-vagas-capacitacao-latinos//noticias/28299-kremlin-comenta-restricao-telegram-russia//noticias/28296-petro-denuncia-plano-assassinato//noticias/28274-investigacao-mostra-israel-incinerou-civis-gaza//noticias/28280-varredura-surdina-epstein-suprimiu-referencias//noticias/28295-itamaraty-confirma-rt-22-brasileiros-mortos-ucrania//noticias/28277-macron-russia-china-n%C3%A3o-s%C3%A3o-amea%C3%A7a-groenlandia//noticias/28260-macron-retoma-contatos-russia-aliados-europeus//noticias/28279-pais-africano-desmantela-rede-pedofilia//noticias/28293-chanceler-ira-chama-netanyahu-belicista//noticias/28292-brasil-acusa-israel-violar-lei//noticias/28263-israel-prepara-pena-morte-enforcamento-palestinos//noticias/28257-estupro-coletivo-adolescentes-oiloto-latam//noticias/28287-lavrov-diz-trump-redirecionar-compras-petroleo-gas-russo-eua//noticias/28288-cuba-destaca-posicao-lula//noticias/28285-trump-nao-descarta-enviar-segundo-porta//noticias/28284-kremlin-precisamos-paz-interesses-plenamente-assegurados/
