Rússia frustra ataque ucraniano contra ponte ferroviária

Os agentes do FSB apreenderam cerca de dez quilos de substâncias explosivas na casa do suspeito.

A Rússia frustrou um ataque ucraniano contra uma ponte ferroviária na província russa de Perm, informou nesta segunda-feira (12) o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo).

De acordo com o órgão, um morador local foi detido suspeito de preparar a explosão da ponte ferroviária de Chusovoi, que integra a linha férrea de Sverdlovsk, alegadamente cumprindo ordens do regime de Kiev.

O FSB relata que o homem havia sido previamente vítima de um golpe aplicado através do aplicativo Telegram, tendo transferido cerca de 350 mil rublos (aproximadamente 4.450 dólares) para supostas contas de segurança. Posteriormente, os golpistas – que se passavam por funcionários de órgãos de inteligência e serviços secretos – convenceram-no a fabricar um artefato explosivo caseiro, alegadamente para ajudá-lo a recuperar o dinheiro roubado.

Segundo o informe do FSB, o detido preparou a bomba para o que os golpistas a serviço do regime de Kiev chamaram de "verificação de proteção antiterrorista" da infraestrutura de transporte da região de Perm.

Durante a busca, os agentes encontraram e apreenderam cerca de 10 quilos de substâncias explosivas, componentes para fabricação de bombas e uma webcam destinada a monitorar a ponte férrea. Foi instaurado um processo criminal por "tráfico ilícito de explosivos ou artefatos explosivos".