Comandante russo revela como suas tropas abateram F-16 ucraniano

"Nosso inimigo elogia muito esses aviões por serem 'indestrutíveis'. Mas acontece que eles caem da mesma forma [que os outros]", ironizou o militar.

A defesa aérea russa derrubou um caça F-16, de fabricação americana, com dois mísseis, informou o comandante, conhecido como "Sever"["norte em russo], da divisão do sistema de mísseis antiaéreos S-300 das Forças Armadas da Rússia.

"O sistema é moderno [S-300]. Recebemos em dezembro [de 2024]. Dominamos em março [de 2025] e imediatamente entramos em combate", contou o militar ao programa do jornalista Vladimir Soloviov no canal de TV Rossiya-1.

Ele disse que os preparativos para derrubar o avião foram feitos com o comandante da brigada. "Nosso inimigo elogia muito esses aviões por serem indestrutíveis. Mas acontece que eles caem da mesma forma [que os outros]", ironizou "Sever". 

Segundo o militar, o avião foi derrubado com o primeiro disparo e finalizado com o segundo. Por sua vez, outros altos comandantes destacam que o sistema de defesa antiaérea da Rússia é superior ao dos países da OTAN.

"O Patriot [sistema de mísseis antiaéreos] é um desenvolvimento muito antigo que, na minha opinião, foi imposto a todos os países da OTAN. Nossos sistemas têm características táticas e técnicas muito mais avançadas. E, ao contrário do Patriot, já foram testados em combate", avaliou ao vivo no programa o comandante da brigada de mísseis antiaéreos, coronel Alexey Zhirkov.