Donald Trump: 'De um jeito ou de outro, vamos ficar com a Groenlândia'

O presidente dos Estados Unidos também mencionou o possível embate com a OTAN, já que a Groenlância, como parte do território da Dinamarca, integra o bloco militar.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (11) que Washington deve assumir o controle da Groenlândia e alertou que, caso contrário, o território poderá cair nas mãos da Rússia ou da China.

Em declarações à imprensa a bordo do Air Force One, o mandatário norte-americano afirmou estar disposto a buscar um acordo com Copenhague, mas deixou claro que seu objetivo final permanece o mesmo.

"Se não tomarmos a Groenlândia, a Rússia ou a China o farão. E eu não vou deixar isso acontecer", afirmou, acrescentando que "de um jeito ou de outro, vamos tomar a Groenlândia".

Embate com a OTAN

Quando questionado se estaria disposto a arcar com o custo de uma possível crise com a OTAN, ele evitou uma resposta direta.

Trump afirmou que "salvou a OTAN" ao convencer os países europeus a aumentarem seus gastos com defesa e chegou a sugerir que a saída dos Estados Unidos da aliança poderia "economizar muito dinheiro". No entanto, ele rapidamente suavizou sua posição, acrescentando: "Mas eu gosto da OTAN".

A ilha mais cobiçada pelos EUA

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.

A OTAN é uma 'aliança defensiva'? Descubra em nosso artigo.