Venezuela recebe insumos médicos doados pelo Brasil

Envio ocorre após ataque dos Estados Unidos em Caracas destruir centro de distribuição de medicamentos.

A Venezuela recebeu na noite de sábado (10) a primeira remessa de insumos médicos doados pelo Brasil. O carregamento, de 40 toneladas, será destinado ao atendimento de pacientes do sistema público venezuelano, principalmente na área de hemodiálise.

A ajuda foi enviada após bombardeios dos Estados Unidos em Caracas, que atingiram o principal centro de distribuição de medicamentos do país, além do sequestro do presidente Nicolás Maduro. Cerca de 85 contêineres com insumos para diálise foram destruídos, provocando desabastecimento.

O material enviado pelo Brasil inclui mais de 100 mil kits de tratamento, dialisadores, cateteres e soluções médicas, com prioridade para crianças e idosos. A entrega faz parte de um plano anunciado pelo governo brasileiro para enviar, ao todo, 300 toneladas de medicamentos e equipamentos ao país vizinho.

Autoridades brasileiras e representantes da área de saúde venezuelana acompanharam a chegada da carga. Segundo o governo, a doação foi viabilizada com apoio de hospitais universitários e filantrópicos, sem comprometer os estoques do SUS.

Agressão contra a Venezuela e sequestro de Maduro