UE prepara sanções contra Meta, Google, Microsoft e X diante das ameaças de Trump à Groenlândia, afirma mídia

A medida seria imposta se o presidente dos Estados Unidos rejeitasse a proposta de enviar tropas da OTAN para a ilha ártica, segundo fontes do The Telegraph.

A União Europeia está elaborando planos para impor sanções a empresas americanas em meio às repetidas ameaças do presidente Donald Trump de fazer com que a Groenlândia passe a fazer parte dos Estados Unidos por razões de "segurança nacional", segundo informou no sábado (10) o jornal The Telegraph, citando fontes.

Assim, gigantes tecnológicos como Meta*, Google, Microsoft e X poderiam ter suas operações restringidas no Velho Continente, assim como bancos e empresas financeiras dos EUA. Indica-se que a medida seria imposta se o presidente norte-americano rejeitasse a proposta de enviar tropas da OTAN para a ilha ártica, que faz parte do território da Dinamarca.

Envio de uma força militar da OTAN para a Groenlândia

De acordo com o jornal britânico, o Reino Unido está em negociações com aliados europeus sobre o envio de uma força militar para a Groenlândia, e os chefes militares estão elaborando planos para uma possível missão da Aliança no local. Autoridades britânicas se reuniram com seus homólogos de países como Alemanha e França nos últimos dias para iniciar os preparativos.

Os planos, ainda em fase inicial, poderiam envolver o envio de soldados, navios de guerra e aviões britânicos para "proteger a Groenlândia da Rússia e da China". As nações europeias esperam que o aumento significativo de sua presença no Ártico persuada Trump a abandonar sua ambição de anexar a ilha estratégica.

Outra medida mais extrema poderia ser expulsar o Exército americano de suas bases na Europa, negando-lhe um ponto de apoio fundamental para operações no Oriente Médio e em outros lugares, aponta o meio de comunicação.

A ilha mais cobiçada pelos EUA

*Classificada na Rússia como uma organização extremista, cujas redes sociais são proibidas em seu território.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.