Notícias

Estados Unidos lançam ataques contra alvos na Síria

Operação teve como alvo posições controladas pelo Estado Islâmico. Informação foi confirmada pelo Pentágono.
Estados Unidos lançam ataques contra alvos na SíriaGettyimages.ru / Edgardo Medina/NurPhoto

Os Estados Unidos lançaram neste sábado (10) um ataque contra posições do Estado Islâmico* na Síria, de acordo com informações da Fox News.

A Fox News aponta que o ataque marca a segunda vez que Washington atinge alvos do Estado Islâmico* na Síria desde 19 de dezembro, após o assassinato de dois soldados americanos e um intérprete pelo grupo terrorista.

No mesmo dia, o secretário de Guerra, Pete Hegseth, confirmou o início da "Operação Hawkeye Strike", criada "para eliminar os combatentes, a infraestrutura e os arsenais do Estado Islâmico*", ressaltando que "não é o início de uma guerra", mas simplesmente "uma declaração de vingança".

Pentágono confirma ataque

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos confirmou que realizou um ataque "em larga escala" contra "múltiplos alvos do Estado Islâmico* no território sírio.

"Os ataques de hoje tiveram como alvo o Estado Islâmico em toda a Síria, como parte do nosso compromisso contínuo de erradicar o terrorismo islâmico contra nossos combatentes, prevenir futuros ataques e proteger as forças americanas e de nossos parceiros na região", disse o Pentágono em uma publicação na rede social X.

A nota é finalizada com um aviso a quem "ferir os combatentes" norte-americanos.

"Nossa mensagem permanece clara: se você ferir nossos combatentes, nós o encontraremos e o mataremos em qualquer lugar do mundo, não importa o quanto você tente escapar da justiça", diz o texto.

*Classificado como grupo terrorista na Rússia e proibido em seu território.