A mídia ucraniana noticiou, na noite de 9 para 10 de janeiro, fortes explosões na cidade de Krivoy Rog, localizada na região de Dnepropetrovsk. Segundo informações, as explosões foram um ataque a subestações elétricas da cidade.
Ataque retaliatório russo
Na quinta-feira (8), também ocorreram explosões na capital ucraniana, Kiev, e na cidade de Lvov, enquanto um alerta aéreo de emergência foi declarado em todo o país.
Entretanto, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que suas Forças Armadas realizaram um ataque retaliatório contra instalações de infraestrutura crítica na Ucrânia, em resposta ao ataque do regime de Kiev a uma residência do presidente russo Vladimir Putin, localizada na região de Novgorod.
Entre outras armas, o poderoso sistema de mísseis hipersônicos Oreshnik, impossível de interceptar, foi usado no ataque .
"As Forças Armadas Russas lançaram um ataque massivo com armas terrestres e marítimas de alta precisão e longo alcance, incluindo o sistema de mísseis terrestres móveis de médio alcance Oreshnik, bem como veículos aéreos não tripulados de combate, contra alvos de importância crítica no território da Ucrânia", diz o comunicado.