Trump faz forte ameça aos líderes do Irã em meio a protestos no país: 'Vamos começar a disparar'

O presidente dos Estados Unidos alertou os líderes do país persa sobre tiros contra manifestantes.

Nesta sexta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma mensagem contundente às autoridades iranianas, afirmando que Washington não ficaria de braços cruzados caso as forças de segurança do país persa começassem a atirar contra os manifestantes, em meio aos protestos antigovernamentais que ocorrem desde o final de dezembro.

"É melhor vocês não começarem a atirar, porque nós também começaremos a atirar", declarou.

Protestos no Irã

Os protestos no Irã, que não cessam desde o final de dezembro em meio à economia enfraquecida e ao colapso da moeda nacional, se espalharam por toda a República Islâmica. Uma nova escalada ocorreu na noite da quinta-feira (8), após um apelo do príncipe herdeiro no exílio Reza Pahlavi, filho do último xá da Pérsia, derrubado pela revolução de 1979, para que as pessoas saíssem às ruas.

A mídia local informa a morte de vários agentes de segurança em ataques armados em Teerã, Lordegan, Chenarán e Kermanshah.

Por sua vez, a ONG Iran Human Rights, com sede em Oslo, contabilizou que pelo menos 45 manifestantes morreram, incluindo oito menores, em 11 províncias até 8 de janeiro. Estima-se, além disso, que mais de 2.000 pessoas tenham sido detidas.