Notícias

Meloni defende diálogo direto entre Europa e Rússia: 'chegou o momento'

Primeira-ministra da Itália afirmou que negociações precisam de coordenação europeia para evitar ações fragmentadas.
Meloni defende diálogo direto entre Europa e Rússia: 'chegou o momento'Gettyimages.ru / Antonio Masiello

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou nesta sexta-feira (9) que "chegou o momento de que a Europa também fale com a Rússia". A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa de balanço anual, ao ser questionada sobre manifestações recentes que defendem negociações como caminho para uma solução do conflito na Ucrânia.

Segundo Meloni, a Europa deve estabelecer um diálogo com Moscou, mas alertou para os riscos de uma abordagem descoordenada.

"Se a Europa decide participar nesta fase de negociações falando apenas com uma das duas partes em conflito, a contribuição positiva que pode aportar é limitada", afirmou.

A premiê ressaltou que o principal desafio é definir quem deve liderar essa iniciativa diplomática.

"O problema é quem deve fazê-lo, porque, se cometermos o erro de decidir, por um lado, reabrir as conversas com a Rússia e, por outro, atuar de forma descoordenada, faremos um favor a Putin", disse, acrescentando que "há muitas vozes que falam".

Meloni também reiterou seu apoio à nomeação de um representante especial da União Europeia para a Ucrânia, com o objetivo de coordenar um esforço diplomático comum do bloco.