
Lula celebra aprovação europeia e marca avanço do acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a aprovação, por parte da União Europeia, do Acordo de Associação com o Mercosul. Em publicação nas redes sociais, nesta sexta-feira (9), Lula classificou o avanço como um "dia histórico para o multilateralismo" e afirmou que o tratado representa uma "vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação".

A decisão dos europeus foi vista pelo presidente como um marco após 25 anos de negociações. Lula destacou que o entendimento une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de US$ 22,4 trilhões.
"Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico", escreveu o presidente em seu perfil oficial.
Segundo Lula, o acordo amplia as possibilidades para exportações brasileiras, ao mesmo tempo em que cria novas oportunidades para investimentos produtivos europeus. O presidente também destacou que o texto do tratado simplifica regras comerciais em benefício dos dois lados.
Desde o início do terceiro mandato, Lula tem reforçado a defesa da integração sul-americana e do fortalecimento de alianças estratégicas com diferentes regiões do mundo, entre elas a União Europeia, a China e os países africanos.
