Notícias

Países da UE aprovam acordo comercial com Mercosul

Uma maioria qualificada de Estados europeus aprovou o acordo de livre comércio com o Mercosul, apesar do descontentamento dos agricultores e da oposição da França.
Países da UE aprovam acordo comercial com MercosulGettyimages.ru

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou nesta sexta-feira, com 21 votos a favor e cinco contra, o acordo de livre comércio com o Mercosul que ambos os blocos começaram a negociar há 25 anos.

O avanço neste pacto comercial é provisório, uma vez que ainda falta a aprovação definitiva do Parlamento Europeu, onde a França liderará os países que promoverão sua rejeição.

De fato, o presidente da França, Emmanuel Macron, surpreendeu na quinta-feira ao antecipar o voto contra deste país com uma dura mensagem de oposição ao acordo com o Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

"A França apoia o comércio internacional, mas o acordo UE-Mercosul é um acordo de outra época, negociado durante muito tempo com base em fundamentos muito antigos (mandato de 1999)", explicou.

A negociação também enfrenta resistência dos produtores agrícolas europeus, que realizaram protestos nos últimos dias para denunciar que ficarão em desvantagem, pois devem cumprir mais requisitos em matéria de produção e comércio do que os sul-americanos.

Um dos argumentos mais repetidos pelos países que votaram a favor do acordo foi que a UE terá acesso a um grupo de países que representam um mercado de 270 milhões de habitantes e que as exportações para o Mercosul poderão aumentar em bilhões de euros e gerar centenas de milhares de empregos.

  • Prevê-se que a presidente da UE, Ursula von der Leyen, viaje na segunda-feira (12) ao Paraguai para assinar o acordo com os países do Mercosul, embora ele só possa entrar em vigor se for aprovado pelo Parlamento Europeu nas próximas semanas.