VÍDEOS: Forte ciclone atinge Moscou com uma intensa nevasca e rajadas de vento

A cidade e a província de Moscou estão sofrendo os efeitos do ciclone Francis, que traz fortes nevascas e ventos fortes.

Alerta laranja
O Centro Hidrometeorológico da Rússia emitiu um alerta meteorológico laranja para a capital, o que significa que as condições climáticas já são uma ameaça real e podem causar danos materiais e vítimas. O alerta permanecerá em vigor até a meia-noite do dia 10 de janeiro.
❄️🌪Forte ciclone atinge Moscou com uma intensa nevasca e rajadas de vento pic.twitter.com/I4wOvKBn7S
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 9, 2026
Montes de neve de até 65 cm
Yevgueni Tishkovets, especialista do centro meteorológico Fobos, informou que em Moscou cairá em um dia até 65% da precipitação média mensal. "Esta noite se formarão montes de neve de até 65 cm de altura em Moscou, o que marcará um recorde histórico de acumulação de neve em janeiro", indicou.
O ciclone Francis atinge Moscou, cobrindo de branco a capital russa e seus arredores. pic.twitter.com/LuIHAbzNZw
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 9, 2026
Voos atrasados
Na quinta-feira à noite (8), quando o ciclone começou, os aeroportos de Moscou atrasaram a decolagem e a aterrissagem de mais de 70 voos.
A tempestade balcânica trouxe à região uma forte nevasca e ventos fortes do nordeste. pic.twitter.com/xPcTz2b7v8
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 9, 2026
No entanto, o porta-voz da Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia), Artiom Koreniako, garantiu que atualmente todos os serviços já estão funcionando de maneira otimizada e que, entre 00:01 e 08:00 (hora local), os aeroportos atenderam 135 voos.
Nos aeroportos que servem a cidade, vários voos foram cancelados ou atrasados. pic.twitter.com/urPcZVaz7Z
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 9, 2026
O pico será nesta sexta-feira: pode cair mais de 60% da média mensal de precipitação e a neve atingirá 40-45 cm. pic.twitter.com/97M6d6md5s
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 9, 2026

