
'Eu disse a Xi que ficaria muito incomodado', diz Trump sobre possível tomada de Taiwan pela China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista ao jornal The New York Times nesta quinta-feira (8) que uma possível tomada de Taiwan pela China o "desagradaria muito" e que já deixou isso claro para o presidente chinês, Xi Jinping.
"Depende dele o que ele vai fazer. Mas, sabe, eu já disse a ele que ficaria muito chateado se ele fizesse isso, e não acho que ele vá fazer. Espero que não", comentou Trump, depois que um repórter apontou que a China considera Taiwan uma ameaça separatista e que as ações de Washington na Venezuela poderiam criar um precedente internacional.

Nesse sentido, Trump defendeu sua agressão contra a Venezuela, chamando-a de "ameaça real" aos EUA, reiterando sua alegação frequente de que Caracas enviava criminosos para os Estados Unidos e era responsável por grande parte do narcotráfico que entrava no país.
"Não havia drogas entrando na China. Não havia todas as coisas ruins que tivemos. Não havia prisões abertas em Taiwan e pessoas entrando na China em massa", argumentou ele.
Trump também sugeriu que Xi não ousaria lançar uma campanha militar em Taiwan enquanto estivesse no poder. "Ele pode fazer isso depois que tivermos um presidente diferente, mas não acho que o fará comigo como presidente", afirmou.
- Taiwan é autogovernada e possui administração própria desde 1949, enquanto a China a considera parte inalienável de seu território e a maioria dos países, incluindo a Rússia, reconhece a ilha como parte integrante da República Popular da China.
- Em resposta às declarações separatistas dos líderes de Taiwan, Pequim enfatiza que a região "nunca foi um país, nem jamais será", já que "Taiwan é parte inalienável do território da China".
