
Vice de Trump ameaça Europa ao citar 'segurança da Groenlândia' e diz que EUA terão que 'fazer algo'

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, fez uma forte ameaça aos líderes europeus nesta quinta-feira (8), afirmando que, se eles não levarem a segurança da Groenlândia a sério, Washington terá que "fazer algo a respeito".
"Acho que meu conselho aos líderes europeus e a qualquer outra pessoa seria levar o presidente dos Estados Unidos a sério", disse Vance, informando que o secretário de Estado Marco Rubio se reunirá com autoridades da Dinamarca e da Groenlândia nos próximos dias.

A este respeito, afirmou que, apesar das "reações exageradas" da imprensa e de algumas pessoas na Europa, o interesse do presidente Donald Trump na Groenlândia reside na sua importância para a defesa antimíssil não só para os EUA, mas para o resto do mundo.
"Em segundo lugar, sabemos que existem adversários hostis que demonstraram grande interesse naquele território específico, naquela parte do mundo. O que pedimos aos nossos amigos europeus é que levem a segurança daquela massa de terra mais a sério, porque, se não o fizerem, os Estados Unidos terão de tomar medidas", concluiu, sem especificar quais seriam essas medidas que o ocupante da Casa Branca tomaria.
- Donald Trump, afirmou repetidamente que Washington precisa anexar a Groenlândia por razões de segurança internacional, argumentando que navios de diversas nações navegam perto da costa norte dos Estados Unidos e, portanto, a Casa Branca deve "ter cautela". No entanto, tanto autoridades dinamarquesas quanto groenlandesas rejeitaram a possibilidade de ceder território.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.
