Notícias

'Vamos atacar o Irã com força e fazê-los pagar caro se matarem os manifestantes', diz Trump

República Islâmica está mergulhada em manifestações motivadas pela tensa situação econômica e pela desvalorização da moeda nacional.
'Vamos atacar o Irã com força e fazê-los pagar caro se matarem os manifestantes', diz TrumpGettyimages.ru / Aaron Schwartz

Donald Trump comentou nesta quinta-feira (8) sobre os protestos no Irã, motivados pela tensa situação econômica e pela desvalorização da moeda nacional, e ameaçou atacar as autoridades iranianas caso matem manifestantes.

"Se eles fizerem isso, vamos atingi-los com muita força [...] Mas eles sabem, e já foram avisados ​​com muita ênfase, até mais do que estou dizendo agora, que se fizerem isso, vão pagar caro", disse Trump em entrevista a Hugh Hewitt, respondendo a uma pergunta sobre o que faria se as autoridades iranianas matassem manifestantes.

Protestos em massa

O Irã tem vivenciado uma onda de protestos neste início de 2026. Em meio a incidentes em diversas manifestações, as autoridades iranianas acusam os EUA e Israel de instigá-las por meio de táticas de "guerra suave". 

Os protestos eclodiram no final de dezembro, depois que lojistas da capital, Teerã, fecharam seus estabelecimentos em protesto contra a desvalorização do rial iraniano, que caiu para mínimas históricas em relação ao dólar americano, de acordo com relatos da mídia local.

As autoridades reconheceram as pressões econômicas enfrentadas pela população e afirmaram que os protestos pacíficos são legítimos. "Devemos melhorar nosso desempenho e prestar atenção aos resultados de nossas ações", afirmou o presidente Masoud Pezeshkian .

Mais informações em breve.