Notícias

Brasileiro morre em combate no conflito na Ucrânia após ataque com granada

Família acionou o serviço consular para trazer o corpo ao Brasil; morte foi confirmada por sindicato.
Brasileiro morre em combate no conflito na Ucrânia após ataque com granadaReprodução/Divulgação Redes Sociais

Um eletricista brasileiro, natural de Ilha Solteira (SP), morreu em combate no conflito na Ucrânia. Leonardo Ribeiro dos Santos havia trabalhado na concessionária Energisa, no Estado de Mato Grosso do Sul, antes de deixar o Brasil para se alistar e atuar na linha de frente.

De acordo com informações divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul (Sinergia-MS), Leonardo foi atingido por uma granada, chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu após desenvolver uma infecção bacteriana. O falecimento foi registrado em 26 de dezembro.

Em nota, o sindicato lamentou a morte do ex-filiado e prestou solidariedade à família. "Após deixar a empresa, tomou uma decisão que poucos têm coragem de tomar: seguiu um sonho pessoal e partiu para a 'guerra'", diz o comunicado.

A entidade destacou que, apesar das escolhas tomadas após sua saída da concessionária, Leonardo "foi parte da nossa base, da nossa história e da vida sindical construída ao longo dos anos".

O Ministério das Relações Exteriores informou que está apurando, junto às autoridades locais, detalhes sobre o caso. A família entrou em contato com o serviço consular para tratar do traslado do corpo ao Brasil.