Notícias

Dinamarca pede à UE que imponha limites de idade para sites de redes sociais

Primeira-ministra dinamarquesa acredita que "o risco para as crianças nas redes sociais é muito alto".
Dinamarca pede à UE que imponha limites de idade para sites de redes sociaisGettyimages.ru

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, quer que a União Europeia (UE) estabeleça um limite de idade de 15 anos para o uso de sites de redes sociais.

"Hoje, você pode criar um perfil na maioria dos sites se tiver apenas 13 anos de idade. Mas quando você tem 13 anos, você ainda é uma criança. E já vimos que o risco para as crianças nas redes sociais é muito alto", escreveu em um artigo escrito em conjunto com a deputada Christel Schaldemose no jornal Politiken.

Segundo as autoras, há muitos lugares on-line aos quais as crianças não deveriam ter acesso, incluindo conteúdo violento e vários chatbots com propaganda suicida. "E até que os gigantes da tecnologia assumam a responsabilidade de remover os conteúdos nocivos de suas plataformas, nossos filhos não devem ter acesso a eles", argumentam.

As políticas enfatizam que é impossível resolver esse problema sem a UE, pois as empresas de tecnologia estão localizadas fora da Dinamarca e "a Internet não conhece fronteiras nacionais".

"Precisamos dar prioridade a essa questão quando os chefes de Estado e de Governo da UE se reunirem e quando o Parlamento Europeu formular uma nova legislação da UE", concluem Frederiksen e Schaldemose.