O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Rússia e a China "não têm nenhum medo da OTAN sem os Estados Unidos" e questionou se os aliados europeus estariam dispostos a defender Washington em caso de necessidade. A declaração foi feita em uma mensagem publicada na rede Truth Social nesta quarta-feira (7).
Segundo Trump, a aliança militar ocidental só exerce influência global devido ao envolvimento norte-americano. "Duvido que a OTAN estaria lá por nós se realmente precisássemos deles", escreveu. Ele afirmou ainda que "todos têm sorte que eu reconstruí nosso exército no meu primeiro mandato, e continuo a fazê-lo".
O presidente também destacou que, sem sua atuação durante o período em que esteve no cargo, a Rússia já teria assumido o controle de todo o território sob o regime de Kiev. Ao reforçar o papel dos Estados Unidos, Trump argumentou que foi sua liderança que impediu uma expansão ainda maior do conflito na Ucrânia.
No mesmo texto, ele reiterou que os Estados Unidos continuarão sendo a principal força de dissuasão global, afirmando que "a única nação que a China e a Rússia temem e respeitam é os Estados Unidos".