
Trump: 'Eu acabei com oito guerras, e Noruega cometeu a estupidez de não me conceder o Prêmio Nobel da Paz'

Donald Trump atacou a Noruega, criticando-a por cometer a "estupidez" de não lhe conceder o Prêmio Nobel da Paz.
"Lembrem-se [...] que eu, sozinho, pus fim a oito guerras, e a Noruega, membro da OTAN, estupidamente optou por não me conceder o Prêmio Nobel da Paz", escreveu o presidente americano nesta quarta-feira (7) em sua conta no Truth Social.
Críticas contra a OTAN
Na mensagem, Trump também lançou suas flechas contra a OTAN, em meio ao aumento das tensões por suas renovadas declarações sobre assumir o controle da Groenlândia. "A Rússia e a China não têm medo de uma OTAN sem os Estados Unidos, e duvido que a OTAN estivesse lá para nós se realmente precisássemos dela", alertou.

Trump destacou que, antes de sua chegada ao poder, a maioria dos países membros da OTAN não cumpria seus compromissos de gastos com defesa, contribuindo com 2% do PIB. "Os Estados Unidos estavam, tolamente, pagando por eles", afirmou, e ressaltou que foi ele quem conseguiu que os aliados aumentassem seus investimentos militares para 5% do PIB e cumprissem esses pagamentos imediatamente.
"Sempre apoiaremos a OTAN, mesmo que eles não nos apoiem", enfatizou o presidente.
A obsessão de Trump com o Prêmio Nobel
O presidente expressou abertamente seu desejo de receber o Prêmio Nobel da Paz, atribuindo a si mesmo o mérito de ter posto fim a vários conflitos em todo o mundo no ano passado
Na segunda-feira (5), o The Washington Post noticiou que a decisão de Trump de descartar a opositora extremista María Corina Machado como líder da Venezuela após o sequestro do presidente Nicolás Maduro se deve ao fato de ela ter se recusado a ceder-lhe o prêmio.
