Notícias

Chanceler chinês visitará o Brasil para aprofundar laços de cooperação

Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, ambos países "têm posições iguais ou semelhantes em muitas questões regionais e internacionais".
Chanceler chinês visitará o Brasil para aprofundar laços de cooperaçãoAP / Andy Wong

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, visitará o Brasil na próxima semana, para fortalecer e aprofundar seus laços de cooperação, em uma série de viagens internacionais que começarão com uma visita a quatro países africanos, informou nesta quinta-feira o Ministério das Relações Exteriores chinês.

Em uma coletiva de imprensa, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, anunciou que o chanceler estará no Brasil e na Jamaica entre os dias 18 a 22 de janeiro, embora não tenha especificado exatamente em quais dias ele visitará cada um desses dois países.

"O Brasil e a Jamaica são parceiros importantes da China na América Latina e no Caribe. A China tem uma profunda amizade tradicional com os dois países, alcançou resultados frutíferos em intercâmbios e cooperação nas áreas da economia, comércio, intercâmbios interpessoais e culturais, e tem posições iguais ou semelhantes em muitas questões regionais e internacionais", disse a porta-voz, lembrando que este ano marca 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil.

Além disso, destacou que a viagem servirá para "fortalecer ainda mais a confiança recíproca" entre os países, e para "aprofundar a cooperação amistosa e mutuamente benéfica em vários campos".

O chanceler visitará vários países africanos antes da sua visita ao Brasil, incluindo Egito e Tunísia.