Macron quer falar com Putin 'o mais rápido possível'

"Estamos reorganizando um contato que ocorrerá nas próximas semanas", declarou o presidente francês.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou sua intenção de iniciar um diálogo com seu homólogo russo, Vladimir Putin, "o mais rápido possível".

"Estamos reorganizando um contato que ocorrerá nas próximas semanas", declarou ele na terça-feira (06) ao responder às perguntas dos jornalistas.

A declaração ocorre após França, Reino Unido e Ucrânia assinarem na terça uma declaração de intenções para enviar tropas ao território ucraniano após o cessar-fogo no conflito.

"A 'Força Multinacional para a Ucrânia' atuará como segurança para reforçar as garantias e a capacidade da Ucrânia de recuperar a paz e a estabilidade, apoiando a regeneração das próprias forças ucranianas”, afirma o site do Gabinete do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Segundo o presidente francês, a declaração estabelece os "componentes das garantias de segurança", que incluem o estabelecimento de um mecanismo de supervisão do cessar-fogo sob a liderança dos Estados Unidos, o apoio às Forças Armadas da Ucrânia e o compromisso legal de apoiar Kiev "em caso de um novo ataque por parte da Rússia".