Trump: Venezuela entregará dezenas de milhões de barris de petróleo aos EUA

Produto será vendido a preço de mercado e recursos serão controlados por Trump, segundo anúncio oficial.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (6), por meio da plataforma Truth Social, que "autoridades 'interinas' da Venezuela irão transferir entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo sancionado e de alta qualidade para os Estados Unidos".

Segundo Trump, o petróleo será vendido a preço de mercado, e os recursos obtidos serão administrados diretamente por ele. "Esse dinheiro será controlado por mim, como presidente dos Estados Unidos da América, para garantir que seja usado para beneficiar o povo da Venezuela e dos Estados Unidos", escreveu.

De acordo com o comunicado, Trump determinou que o secretário de Energia, Chris Wright, execute imediatamente o plano logístico de transporte. O petróleo será transferido por navios de armazenamento e descarregado diretamente em portos norte-americanos.

'Gravíssima agressão militar'

Maduro rejeita as acusações

Em sua primeira aparição perante o Tribunal Distrital do Sul de Nova York, em 6 de janeiro, Maduro declarou-se inocente das acusações contra ele. "Sou o presidente da Venezuela e me considero um prisioneiro de guerra. Fui capturado em minha casa em Caracas", afirmou .

"Não sou culpado, sou um homem decente, ainda sou o presidente do meu país", continuou ele perante o juiz Alvin Hellerstein. 

Em ocasiões anteriores, o presidente venezuelano insistiu que o verdadeiro motivo por trás da suposta luta de Washington contra o narcotráfico é o desejo de se apoderar do petróleo bruto da Venezuela.