Notícias

Trump considera dar indulto a Julian Assange

"Vamos analisar isso muito seriamente", afirmou o candidato republicano em uma entrevista ao jornalista Tim Pool.
Trump considera dar indulto a Julian AssangeGettyimages.ru / Jared C. Tilton

Donald Trump está considerando seriamente, caso vença a eleição presidencial, indultar Julian Assange, que está preso em Londres e enfrenta um processo de extradição para os EUA.

O jornalista e comentarista político Tim Pool perguntou ao ex-presidente dos EUA em uma entrevista, publicada na segunda-feira, se ele concederia o indulto ao fundador do WikiLeaks.

"Vou falar sobre isso hoje e vamos considerar isso muito seriamente, e teremos mais algumas coisas a dizer", respondeu o candidato republicano, referindo-se a um próximo discurso. Embora não tenha dado mais detalhes, disse a Pool que ele provavelmente "adoraria" seu pronunciamento.

No último sábado, durante a Convenção Nacional Libertária, Trump garantiu que retiraria as acusações de espionagem contra Assange, caso se tornar o novo presidente dos EUA. 

Em 20 de maio, a Suprema Corte britânica decidiu que Assange tinha o direito de recorrer de sua extradição para os EUA. Sua defesa conseguiu levar o caso à essa instituição, insistindo que não tinha garantias de um julgamento justo nos Estados Unidos. Em março, o Governo britânico havia 'congelado' o processo antes de conceder a Assange a possibilidade de recorrer, para que Washington fornecesse as garantias necessárias durante esse período, deixando o ativista com um destino incerto.