Veja as primeiras declarações de Delcy Rodríguez como presidente encarregada da Venezuela

Durante a posse, Delcy Rodríguez afirmou que assume o cargo com honra, evocando a memória de Simón Bolívar.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, tomou posse como presidente encarregada da do país nesta segunda-feira (5), após o sequestro do presidente Nicolás Maduro em intervenção militar orquestrada pelos Estados Unidos no último sábado (3). Rodríguez assume o cargo após ordem do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ). 

"Juro pela minha honra que não descansarei nem meu braço nem minha alma até ver a Venezuela no destino que lhe corresponde, no pedestal da honra histórica que lhe corresponde, como uma nação livre, soberana e independente", declarou Rodríguez.

A garantia da "paz da República" e da "tranquilidade econômica e social" para todos os cidadãos também foram compromissos firmados pela presidente encarregada durante a cerimônia, em votos firmados "em nome do povo venezuelano".

O juramento foi conduzido perante o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, a quem expressou seu pesar pelo sequestro de Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores.

"Venho com dor, pelo sofrimento infligido ao povo venezuelano em decorrência de uma agressão militar ilegítima contra nossa pátria. Venho com dor pelo sequestro de dois heróis que temos como reféns nos Estados Unidos da América: o presidente Nicolás Maduro e a primeira combatente, a primeira-dama deste país, Cilia Flores", acrescentou ela na cerimônia.

'Gravíssima agressão militar'