Notícias

Rosatom prevê assinar acordos sobre pequenas usinas nucleares com a América Latina e outras regiões

A corporação nuclear russa pretende desenvolver projetos de energia eólica, medicina nuclear e armazenamento de energia em mercados estrangeiros.
Rosatom prevê assinar acordos sobre pequenas usinas nucleares com a América Latina e outras regiõest.me/rosatomru

A empresa nuclear russa Rosatom pretende, este ano, estabelecer acordos para construir pequenas usinas nucleares com países da África, América Latina e Sudeste Asiático, segundo o relatório anual de uma de suas subsidiárias, a Atomenergoprom.

O documento observa que o interesse dos clientes nos mercados de energia está mudando para soluções flexíveis, portanto, uma das principais áreas de trabalho da Rosatom este ano será a promoção de usinas nucleares de baixa potência.

"A empresa espera alcançar acordos iniciais sobre tais projetos com países da África, América Latina e Sudeste Asiático", diz o texto.

A corporação também planeja desenvolver projetos de energia eólica, medicina nuclear e armazenamento de energia em mercados estrangeiros, devido ao grande potencial desses setores.

As usinas nucleares de baixa potência têm várias vantagens em relação às grandes usinas. São projetadas para áreas remotas com infraestrutura de rede pouco desenvolvida, onde não é prático construir estações mais potentes. Além disso, são capazes de fornecer uma produção de energia com respeito ao ambiente.