O Papa Francisco advertiu os bispos reunidos na assembleia geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI) de que "já há muita bichice nos seminários", noticiou nesta segunda-feira o jornal italiano Corriere della Sera.
Na reunião, realizada a portas fechadas no Vaticano na semana passada, o pontífice usou a palavra coloquial 'frociaggine', que em italiano deriva de 'frocio', um termo que pode ser traduzido como "viadagem" ou "bichice" e é considerado depreciativo pela comunidade LGBT*.
Alguns bispos explicaram à mídia que o comentário do papa foi recebido com risos de incredulidade, em vez de constrangimento. Eles também apontaram que a falha de Bergoglio ocorreu devido ao fato de que o italiano não é sua língua materna e, portanto, ele não tinha conhecimento de como a palavra é ofensiva em italiano. O papa aconselhou os bispos a não admitirem homossexuais no seminário.
O Vaticano não se manifestou sobre a fala do papa.
*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.