Kremlin: A OTAN está entrando em "êxtase militar"

Anteriormente, o secretário-geral do bloco, Jens Stoltenberg, pediu aos Estados membros que permitissem que a Ucrânia usasse armas fornecidas pelo Ocidente contra instalações militares russas no território internacionalmente reconhecido do país.

A OTAN já está em confronto direto com a Rússia e está elevando o nível da escalada com pedidos para permitir que Kiev ataque o território russo com armas ocidentais, disse nesta segunda-feira o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov.

"A OTAN está elevando o nível da escalada. A OTAN está brincando com fogo com a retórica militar, caindo no 'êxtase bélico'", disse. Com essas palavras, comentou as recentes declarações do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, nas quais ele pediu aos países membros que suspendessem as restrições ao uso de armas fornecidas à Ucrânia contra alvos militares localizados no território internacionalmente reconhecido como parte da Rússia.

"Não pode ser sua opinião pessoal. Ele é uma autoridade, ele é o secretário-geral da Aliança do Atlântico Norte, é assim que entendemos", declarou. No entanto, acrescentou que os militares russos "também sabem o que têm de fazer", ou seja, continuar a operação militar especial para neutralizar tais ameaças.

Em resposta a uma pergunta sobre o assunto, reiterou que o bloco militar não está "se aproximando" de um confronto direto com a Rússia, mas já está "nele". A esse respeito, ressaltou que as declarações da Aliança de que busca evitar um conflito direto com a Rússia contradizem a realidade.