Presidente encarregada da Venezuela convida Estados Unidos para trabalho de cooperação

Em declaração direcionada a Donald Trump, Delcy Rodríguez afirmou que os povos da América Latina e da região do Caribe "merecem paz e diálogo, não guerra".

A presidente encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, enviou neste domingo (4) uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterando o "compromisso com a paz" de seu país. A mandatária afirmou que Caracas estende um convite a Washington para trabalharem em uma agenda de cooperação.

"A Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. Nosso país aspira a viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz mundial se constrói garantindo-se, em primeiro lugar, a paz de cada nação", escreveu Rodríguez em seu canal no Telegram.

"Consideramos prioritário avançar rumo a uma relação internacional equilibrada e respeitosa entre os EUA e a Venezuela, e entre a Venezuela e os países da região, baseada na igualdade soberana e na não interferência. Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo", acrescentou.

"Estendemos o convite ao governo dos EUA para trabalharmos juntos em uma agenda de cooperação, voltada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional e para fortalecer a coexistência comunitária duradoura", disse ela.

Após essas palavras, Rodríguez se dirigiu diretamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Presidente Donald Trump: nosso povo e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Essa sempre foi a posição do presidente Nicolás Maduro, e é a posição de toda a Venezuela neste momento", enfatizou. "A Venezuela tem o direito à paz, ao desenvolvimento, à sua soberania e a um futuro", concluiu.

'Agressão militar gravíssima'