Notícias

Após agressão à Venezuela, secretário de Estado dos EUA faz ameaça a Cuba

"Acho que eles estão em grandes apuros", ameaçou.
Após agressão à Venezuela, secretário de Estado dos EUA faz ameaça a CubaNicolas Economou/NurPhoto / Gettyimages.ru

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou em uma entrevista publicada pela NBC News neste domingo (4) que o governo de Cuba representa um "grande problema" para o país norte-americano, insinuando uma possível escalada de ações de Washington contra a ilha, semelhantes às agressões recentemente perpetradas contra a Venezuela.

Questionado sobre se Cuba representa um obstáculo para os EUA, Rubio respondeu: "O governo cubano é um grande problema". "Acho que eles estão grandes apuros", ameaçou.

Rubio não antecipou quais seriam os passos que Washington teria preparados para a ilha, mas assegurou que as autoridades norte-americanas não simpatizam com seus pares cubanos. "Não acho que seja nenhum mistério que não somos grandes admiradores" do governo de Cuba, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

Além disso, o secretário, que tem raízes cubanas, denunciou uma suposta influência de Cuba em Caracas, afirmando que o corpo de guardas responsável pela proteção do agora sequestrado presidente venezuelano, Nicolás Maduro, era composto integralmente por cubanos. "Eram cubanos que faziam a segurança de Maduro. Ele tinha guarda-costas cubanos", alegou.

Cabe destacar que o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, se pronunciou publicamente contra as ações ilegais dos EUA em território venezuelano, afirmando que o povo cubano estaria disposto inclusive a dar seu "próprio sangue" pela nação bolivariana.