Katie Miller, esposa do subchefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, publicou em sua conta no X um mapa da Groenlândia coberto com as cores da bandeira dos Estados Unidos. A postagem provocou uma reação da Dinamarca, país ao qual o território pertence, que exigiu respeito à sua integridade territorial.
Miller acompanhou a imagem com o título: "EM BREVE".
A esposa do subchefe de gabinete da Casa Branca publicou um mapa da Groenlândia com a bandeira dos Estados Unidos, acompanhado da palavra "em breve".
Em resposta, o embaixador da Dinamarca nos EUA, Jesper Moller Sorensen, fez um "lembrete amistoso", destacando que os dois países são "aliados próximos" e que devem "continuar trabalhando juntos como tal".
"A segurança dos EUA também é a segurança da Groenlândia e da Dinamarca. A Groenlândia já faz parte da OTAN. O Reino da Dinamarca e os Estados Unidos cooperam para garantir a segurança no Ártico", afirmou. Segundo ele, o país europeu "reforçou consideravelmente seus esforços em segurança" na região, com um investimento de US$ 13,7 bilhões (aproximadamente R$ 74,3 bilhões) para o Ártico e o Atlântico Norte em 2025.
"Levamos muito a sério a nossa segurança conjunta. E, sim, esperamos pleno respeito à integridade territorial do Reino da Dinamarca", concluiu o diplomata.
- O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos precisam da Groenlândia para a segurança nacional, destacando que a presença de navios russos e chineses na região do Ártico torna o território um ponto estratégico fundamental.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GROENLÂNDIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS EUA, NESTE ARTIGO.