Notícias

Após captura de Maduro, Trump ameaça presidente da Colômbia: 'cuidado com seu traseiro'

Trump acusou Bogotá de produzir cocaína e enviar aos norte-americanos.
Após captura de Maduro, Trump ameaça presidente da Colômbia: 'cuidado com seu traseiro'Juancho Torres / Anadolu / Joe Raedle / Gettyimages.ru

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma ameaça contra seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, em coletiva de imprensa neste sábado (3), dia em que os Estados Unidos atacaram Caracas e capturaram o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

"Ele está produzindo cocaína e eles estão enviando isso para os Estados Unidos, então ele precisa tomar cuidado com o seu traseiro", disse Trump em uma coletiva de imprensa.

A expressão original "watch his ass" é uma forma vulgar de advertir alguém a ficar atento ou tomar cuidado.

Este não é o primeiro embate público entre Petro e Trump, que chegou a revogar o visto do presidente colombiano em abril deste ano. Em dezembro, ele também o acusou, sem apresentar qualquer prova, de envolvimento com o tráfico internacional de drogas.

Agressão militar gravíssima

O governo da Venezuela se pronunciou neste sábado (3) após o primeiro ataque aéreo perpetrado pelos EUA contra a capital Caracas e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira, classificado como uma "agressão militar gravíssima".

"Este ato constitui uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, especialmente de seus Artigos 1 e 2, que consagram o respeito à soberania, a igualdade jurídica dos Estados e a proibição do uso da força. Tal agressão ameaça a paz e a estabilidade internacionais, particularmente na América Latina e no Caribe, e coloca em grave risco a vida de milhões de pessoas", diz o comunicado oficial.

Caracas alertou que o objetivo dos ataques "não é outro senão apoderar-se dos recursos estratégicos da Venezuela, em especial do petróleo e dos minerais, tentando quebrar à força a independência política da nação".