Notícias

Borrell: A UE deve escolher entre apoiar o estado de direito internacional ou Israel

De acordo com o Alto Representante da UE para Assuntos Externos, "será difícil conciliar os dois".
Borrell: A UE deve escolher entre apoiar o estado de direito internacional ou IsraelGettyimages.ru / Dursun Aydemir / Anadolu Agency

A União Europeia(UE) enfrenta uma escolha entre o Estado de direito e o apoio a Israel, disse recentemente o Alto Representante do bloco para Assuntos Externos e Política de Segurança, Josep Borrell.

"Vamos ver qual será a ação da União Europeia à luz da decisão da Corte Internacional de Justiça, qual será a nossa posição", disse Borrell, comentando a decisão da CIJ para que Israel interrompa sua ofensiva em Rafah.

"Teremos que escolher entre nosso apoio às instituições internacionais e ao Estado de direito, ou nosso apoio a Israel, e será muito difícil conciliar os dois", acrescentou.

Ele também reconheceu a necessidade de mudar o sistema de tomada de decisões de política externa da UE, que atualmente exige o apoio unânime de todos os 27 Estados-membros. De acordo com Borrell, a tomada de decisões da UE em resposta à guerra de Gaza tem sido muito lenta devido às profundas divergências entre os Governos do bloco sobre o conflito.

Borrell também disse na quinta-feira que Israel deve "aceitar ser criticado", reagindo à resposta agressiva de Tel Aviv ao reconhecimento de um Estado palestino pela Espanha, Noruega e Irlanda.