Explosões são registradas na Venezuela

Na madrugada deste sábado, várias explosões foram registradas em Caracas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram colunas de fumaça densa surgindo de diferentes pontos da capital venezuelana.

Circulam nas redes sociais vídeos de explosões que, teriam ocorrido na madrugada desta segunda-feira na ilha venezuelana de Margarita, no mar do Caribe.

As detonações teriam sido registradas perto da localidade de La Guardia.

Caracas também foi cenário de explosões. Em vídeos, é possível ver helicópteros sobrevoando a capital. Segundo testemunhas, as detonações ocorreram na base militar de Fuerte Tiuna e na base aérea de La Carlota.

"Agressão militar extremamente grave"

O governo venezuelano classificou o ataque aéreo, ocorrido neste sábado em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, como uma "agressão militar muito grave".

Em comunicado, Caracas afirmou que a ação constitui uma violação da Carta das Nações Unidas, especialmente dos Artigos 1 e 2, que garantem soberania e proíbem o uso da força, e alertou que tal agressão ameaça a paz e a estabilidade internacionais, principalmente na América Latina e no Caribe.

Explosões foram ouvidas em várias partes da capital nas primeiras horas da manhã, e helicópteros foram vistos sobrevoando a cidade. Segundo o governo, o objetivo dos ataques seria se apoderar dos recursos estratégicos da Venezuela, especialmente petróleo e minerais, em uma tentativa de violar a soberania do país.

Apesar da pressão, a Venezuela garantiu que os EUA "não terão sucesso. Após mais de duzentos anos de independência, o povo e seu governo legítimo permanecem firmes na defesa de sua soberania e do direito de decidir seu próprio destino". Caracas alertou que tentativas de impor uma "mudança de regime" fracassarão, assim como todas as anteriores. 

Agressões dos EUA