Enviado de Putin: 'A idiota da Kallas quer que a UE entre em guerra com Rússia e China'

Kirill Dmitriev criticou as novas declarações da chefe da diplomacia europeia sobre a necessidade de "derrotar" Moscou e Pequim.

O enviado especial da Presidência da Rússia, Kirill Dmitriev, criticou publicamente nesta sexta-feira (2) a alta representante da União Europeia (UE) para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas, após declarações em que ela questiona a capacidade europeia de "derrotar" a Rússia e a China.

A declaração foi publicada em uma postagem na rede social X, em resposta a um vídeo no qual Kallas discute os limites da pressão europeia sobre Moscou e as implicações disso para a relação com Pequim.

"A idiota da Kallas quer que a UE entre em guerra com Rússia e China", escreveu. "Quando ouvirem 'UE', pensem em Ursula [von der Leyen] e Kaja: isso diz tudo", acrescentou.

No vídeo comentado por Dmitriev, Kallas mencionou a capacidade coletiva dos países integrantes da União Europeia de "derrotar" Moscou e Pequim.

"Se estão dizendo que não somos capazes de derrotar, que coletivamente não somos capazes de pressionar realmente a Rússia a ponto de ter efeito, então como dizem que somos capazes de assumir o risco com a China?", disse a diplomata.

Posição de Putin sobre a UE

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, já declarou em diversas ocasiões que a União Europeia se excluiu do processo de paz relacionado ao conflito na Ucrânia ao manter a tese de impor uma derrota estratégica à Rússia.

Em 2 de dezembro, Putin afirmou que os países europeus vivem de "ilusões" e que "confundiram o desejado com o real". Segundo ele, embora exista um entendimento de que essa abordagem pertence ao passado, "não podem admitir isso nem para si mesmos".