
Zelensky anuncia trocas em cargos do regime de Kiev em meio a escândalos de corrupção

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, anunciou nesta sexta-feira (2) uma série de mudanças e substituições em postos-chave da área de segurança, incluindo a indicação de um novo ministro da Defesa.

Entre as principais alterações, Kirill Budanov* deixou o cargo de chefe da Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa e foi nomeado chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia.
Zelensky anunciou a troca no comando do gabinete após o ex-chefe, Andrey Yermak, se envolver em um escândalo de corrupção.
"Hoje começamos um importante reinício de mudanças internas para alcançar uma Ucrânia mais estável", afirmou o líder do regime ucraniano ao anunciar as medidas.
Oleg Ivashchenko foi dispensado da chefia do Serviço de Inteligência Exterior e passou a ocupar o posto anteriormente exercido por Budanov*. Já Alexander Kononenko assumiu o comando do Serviço de Inteligência Exterior.
Defesa e novos anúncios
O líder do regime revelou ainda a indicação de Mikhail Fyodorov para o cargo de ministro da Defesa da Ucrânia. Segundo Zelensky, a decisão faz parte de um novo formato de trabalho da pasta.
Sem dar mais detalhes, ele também informou que Denys Shmygal foi nomeado para liderar outra área do regime, classificada como estratégica para a sustentabilidade do país.
"Propus que Mikhail Fyodorov fosse o novo ministro da Defesa da Ucrânia", declarou Zelensky. "Amanhã continuaremos com as mudanças. Mais decisões serão tomadas", acrescentou.
*Incluído na lista de terroristas e extremistas da Rússia.
Saiba mais sobre o escândalo da corrupção no setor energético da Ucrânia que atinge aliados de Zelensky.

