Elon Musk compartilha vídeo com soldado nazista e exalta orgulho branco

O bilionário Elon Musk compartilhou nesta sexta-feira (2), em seu perfil na plataforma X, uma publicação em que defende o fim da "culpa branca" e alerta para um suposto risco de substituição demográfica.
— Elon Musk (@elonmusk) January 2, 2026
"Verdade", escreveu Musk em resposta à publicação original, na qual se lê: "A culpa branca é o motor da substituição demográfica. Um povo que duvida do seu direito de existir jamais resistirá a ser substituído. A sobrevivência começa onde termina a culpa. Chega de culpa branca!".
As palavras são acompanhadas por um vídeo com música que exibe estátuas romanas, arquitetura e obras de arte da Europa. Uma consulta a arquivos oficiais alemães mostra que uma das imagens presentes em um dos frames retrata um soldado nazista alemão diante da Torre Eiffel, registrada em 1943, período em que o Terceiro Reich exercia domínio sobre a França.

"Propagandistas mentirosos"
Apesar da publicação, Musk nega ser favorável ao neonazismo. Desde quinta-feira (1), ele tem compartilhado postagens nas quais compara um gesto polêmico que realizou em janeiro — frequentemente associado por críticos a uma saudação nazista — ao gesto feito pelo novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, durante sua posse.
They are all lying propagandists https://t.co/eaj5iZ2aUj
— Elon Musk (@elonmusk) January 2, 2026
Segundo o bilionário, a ação de Mamdani não é interpretada de forma negativa, enquanto a sua seria alvo de distorção porque, afirma ele, a imprensa é composta por "propagandistas mentirosos".
