Europa perdeu o controle sobre soberania digital para os EUA, diz chefe da cibersegurança da Bélgica

A União Europeia (UE) perdeu o controle sobre sua soberania digital para os Estados Unidos (EUA) e não consegue mais garantir que dados institucionais ou empresariais permaneçam integralmente armazenados dentro do bloco. A avaliação é de Miguel De Bruycker, diretor do Centro de Cibersegurança da Bélgica (CCB), em entrevista ao Financial Times, publicada nesta sexta-feira (2).
Segundo De Bruycker, a dependência de gigantes tecnológicos dos EUA inviabiliza qualquer autonomia real no setor.
"Perdemos todas as tecnologias de cloud. Perdemos a internet, sejamos honestos. Se eu quiser que minhas informações sejam armazenadas 100% na UE… isso é apenas um sonho", afirmou.
De acordo com o chefe do CCB, a fragilidade europeia não se limita ao armazenamento de dados, mas também alcança a própria cibersegurança, amplamente sustentada por atores privados não europeus.
Ele avaliou que a situação não representa, no momento, uma ameaça direta à segurança, mas compromete a autonomia do continente.
"Em vez de tentar impedir os provedores de serviços em nuvem americanos, deveríamos concentrar nossa energia na criação de alternativas europeias", declarou.
