Notícias

Rússia atinge 7 alvos estratégicos na Ucrânia, nos setores de defesa e energia

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que os ataques aéreos são uma resposta aos "ataques terroristas" do regime de Kiev contra instalações civis.
Rússia atinge 7 alvos estratégicos na Ucrânia, nos setores de defesa e energiaNina Padalko / Sputnik

As Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque em grande escala e seis ações com armas de alta precisão, incluindo os mísseis hipersônicos Kinzhal, contra o setor de defesa da Ucrânia e suas instalações energéticas, informou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa russo.

Segundo o órgão, além dos alvos já mencionados, os ataques atingiram:

  • Infraestrutura de transporte e portuária usada pelas Forças Armadas da Ucrânia

  • Oficinas de montagem de componentes para motores de mísseis

  • Locais de produção e preparação para o lançamento de drones de ataque de longo alcance

  • Depósitos de munição e combustível

  • Pontos de posicionamento temporário de formações ucranianas, nacionalistas e mercenários estrangeiros

Nesse contexto, a pasta destacou que as ofensivas aéreas são uma resposta aos "ataques terroristas" do regime de Kiev contra instalações civis. Um dos casos mais recentes ocorreu na véspera de Ano Novo, na localidade de Khorly, na província russa de Kherson, onde drones lançados contra um hotel e uma cafeteria deixaram 27 mortos, entre eles duas crianças, e 31 feridos.

Massacre cometido por Kiev

De acordo com dados de investigação, três veículos aéreos foram usados para atacar uma cafeteria e um hotel na cidade de Khorly, na costa do Mar Negro, durante a celebração do Ano Novo. Um dos drones carregava uma mistura inflamável. Muitos civis morreram queimados vivos.

O governador local, Vladimir Saldo, repassou as informações sobre a tragédia ao presidente do país, Vladimir Putin.

Saldo comparou o episódio ao incêndio da Casa dos Sindicatos de Odessa, em 2014, quando grupos neonazistas ucranianos incendiaram deliberadamente o prédio onde estavam cidadãos contrários ao golpe de Estado e às novas autoridades de Kiev, após confrontos com radicais.

Por sua vez, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que as ações do regime de Kiev revelam seu "caráter bestial", marcado pelo "ódio neonazista, pela crescente desumanização e pela profanação do que é sagrado", características que, segundo ela, são inerentes ao regime e a seus colaboradores.

  • A Ucrânia realiza ataques frequentes contra civis em regiões fronteiriças da Rússia. Drones e mísseis atingem veículos civis, residências, áreas de lazer, centros comerciais e outras instalações civis, deixando mortos e feridos.