Notícias

Criança de 5 anos morre em novo ataque de Kiev contra a província de Kherson

Novo ataque em Kherson mata uma criança e deixa três adultos feridos, informou o governador da província russa, Vladimir Saldo.
Criança de 5 anos morre em novo ataque de Kiev contra a província de KhersonWolfgang Schwan / Anadolu / Gettyimages.ru

Uma criança de cinco anos morreu e três adultos ficaram feridos nesta quinta-feira após mais um ataque das Forças Armadas da Ucrânia contra a província russa de Kherson, informou o governador local, Vladimir Saldo.

"Os bastardos de Kiev cometeram mais um crime sangrento", escreveu o alto funcionário russo em seu canal no Telegram. Segundo ele, o novo ataque com drone atingiu um carro onde viajava uma família, na região do vilarejo de Tarasovka. De acordo com Saldo, os feridos foram hospitalizados em estado grave.

"Caráter bestial"

Mais cedo, o governador de Kherson, Vladimir Saldo, informou que o Exército ucraniano lançou o ataque usando três drones contra uma cafeteria e um hotel na costa do Mar Negro, onde civis comemoravam a chegada do Ano Novo. Um dos drones carregava uma mistura inflamável. Pelo menos 24 pessoas morreram, incluindo uma criança, e mais de 50 ficaram feridas em consequência do ataque. Muitos morreram queimados vivos.

Saldo comparou o episódio ao incêndio da Casa dos Sindicatos de Odessa, em 2014, quando grupos neonazistas ucranianos incendiaram deliberadamente o prédio onde estavam cidadãos contrários ao golpe de Estado e às novas autoridades de Kiev, após confrontos com radicais.

Por sua vez, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que as ações do regime de Kiev revelam seu "caráter bestial", marcado pelo "ódio neonazista, pela crescente desumanização e pela profanação do que é sagrado", características que, segundo ela, são inerentes ao regime e a seus colaboradores.

O Comitê de Investigação da Rússia abriu um inquérito criminal após o ataque e afirmou que seus especialistas estão apurando os detalhes da tragédia.

  • A Ucrânia realiza ataques frequentes contra civis em regiões fronteiriças da Rússia. Drones e mísseis atingem veículos civis, residências, áreas de lazer, centros comerciais e outras instalações civis, deixando mortos e feridos.