Rússia apresentará aos EUA prova-chave do ataque ucraniano contra residência de Putin

Os serviços especiais russos extraíram o arquivo da missão de voo de um dos drones que foram derrubados na noite de 29 de dezembro de 2025 no espaço aéreo da província de Novgorod, quando ele se dirigia a uma residência do presidente russo.

O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta quinta-feira que Moscou apresentará a Washington uma prova-chave do ataque ucraniano contra uma residência do presidente russo, Vladimir Putin. A evidência foi obtida a partir da decodificação dos dados de rota de um drone ucraniano.

"Esses materiais serão transmitidos à parte norte-americana pelos canais estabelecidos", diz o comunicado.

Segundo a pasta militar, após uma perícia técnica especial no sistema de navegação de um dos drones ucranianos derrubados na noite de 29 de dezembro de 2025 no espaço aéreo da província de Novgorod, os serviços especiais russos conseguiram extrair o arquivo com a missão de voo.

O ministério acrescentou que "a decodificação dos dados de rota revelou que o objetivo final do ataque dos drones ucranianos em 29 de dezembro de 2025 era uma das instalações da residência do presidente da Rússia na província de Novgorod".

91 drones abatidos

Rússia apresenta provas

Reação do Mundo