
Força Armada da Venezuela destrói aeronave ligada ao narcotráfico

A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) da Venezuela informou nesta quinta-feira (1º) que destruiu uma aeronave considerada "hostil" e vinculada ao narcotráfico. Segundo o governo, este é o 40º avião neutralizado no país em 2025.
#Seguridad || FANB inutiliza la aeronave 40 al cierre del año 2025En el marco de la Operación Estratégica Escudo Bolivariano "Independencia 200", la Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB) dio un nuevo golpe a las estructuras del narcotráfico. Mediante labores de… pic.twitter.com/9NINHVQkGS
— Agencia Venezolana de Noticias (@avnve) December 31, 2025
A ação ocorreu durante uma operação de fim de ano no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. De acordo com o comunicado, a aeronave foi detectada pelo Sistema de Defesa Aeroespacial Integral durante missões de reconhecimento e patrulhamento no município de Pedro Camejo.

Ainda segundo a FANB, o avião foi classificado como hostil por não estar registrado e não ter autorização oficial para voar na região.
Por isso, as forças militares derrubaram o avião, para impedir que fosse usado por grupos ligados à violência e ao tráfico de drogas, informou o Comando Estratégico Operacional.
