Notícias

Netanyahu discute ataques ao Irã em 2026 com Trump, mas reunião termina sem consenso - Axios

Segundo o veículo, eventual apoio dos EUA dependeria de sinais verificáveis de retomada do programa nuclear iraniano.
Netanyahu discute ataques ao Irã em 2026 com Trump, mas reunião termina sem consenso - AxiosGettyimages.ru / Evelyn Hockstein

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discutiu a possibilidade de novos ataques contra o Irã em 2026 durante uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na segunda-feira (29). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (31) pelo portal Axios, com base no relato de um alto oficiais e de outras duas fontes norte-americanas informadas sobre o encontro.

Segundo uma das fontes, Trump provavelmente apoiaria uma "segunda rodada" de ataques caso Washington identifique passos reais e verificáveis de que o Irã busca reconstituir seu programa nuclear. Ainda assim, ele ressaltou que "a tensão estará em definir o que significa reconstituição".

Durante a reunião, Netanyahu apresentou uma avaliação do programa nuclear iraniano seis meses após a Guerra dos 12 Dias. Ele também manifestou as preocupações de Israel com o programa de mísseis do Irã e com as tentativas do Hezbollah de reconstruir seu arsenal de mísseis de longo alcance no Líbano.

Ainda de acordo com a fonte, Trump e Netanyahu não chegaram a um acordo sobre qualquer cronograma específico, tampouco definiram limiares concretos ou entendimentos detalhados sobre uma eventual ação militar futura.