Notícias

Netanyahu alerta Irã sobre 'resultados devastadores' se lançar mísseis contra Israel

O primeiro-ministro israelense promete retaliação militar caso Teerã ataque ou avance no programa nuclear.
Netanyahu alerta Irã sobre 'resultados devastadores' se lançar mísseis contra IsraelJoe Raedle / Gettyimages.ru

Em entrevista ao programa Special Report, da Fox News, Netanyahu afirmou ter recebido há algumas semanas um relatório indicando que Teerã estaria realizando "exercícios de campo para treinar o lançamento de mísseis balísticos contra Israel".

"Transmiti a mensagem publicamente: se se atreverem a fazer isso, os resultados seriam devastadores. Espero que o Irã não cometa esse erro", declarou o premiê.

Ao ser questionado sobre o avanço das capacidades militares iranianas, Netanyahu disse que o país "está voltando à produção" de mísseis balísticos. Sobre o programa nuclear, afirmou acreditar que Teerã "está tentando retomá-lo".

"Não tenho certeza se decidiram cruzar a linha, porque ainda precisam das advertências do presidente [Donald] Trump e também porque passaram por experiências recentes, há menos de um ano", referiu-se à chamada "guerra de 12 dias" de junho passado.

Apesar das tensões, Netanyahu afirmou que Israel não "busca escalada", mas que qualquer ação do Irã "será recebida com força máxima."

Apesar das tensões, Netanyahu ressaltou que Israel "não busca escalada", mas avisou que, caso o Irã avance, "todas as apostas se cancelam".

Do lado iraniano, o governo alertou sobre uma suposta "nova conspiração" contra o país. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Seyed Abbas Araghchi, o objetivo seria agravar a situação econômica para aumentar o descontentamento popular e gerar "problemas internos" para o governo. No entanto, ele afirmou que os inimigos "levarão esse desejo para o túmulo".