
Tropas russas impedem avanço ucraniano em Kupiansk

Unidades do grupo de tropas Zapad (Oeste) do Exército russo repeliram três ataques das forças ucranianas, impedindo um avanço em direção à cidade estratégica de Kupiansk, na região de Kharkov, informou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa da Rússia.

A cidade, libertada no final de novembro, fica às margens do rio Oskol, a pouco mais de 100 km de Kharkov, e se tornou um ponto-chave da defesa ucraniana na região, além de um importante centro logístico. As colinas na margem direita do rio também tinham valor estratégico para Kiev. A tomada dessas posições permite às tropas russas avançar mais para o oeste da província de Kharkov.
Nesta segunda-feira, o chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov, informou que as unidades do grupo de tropas Zapad seguem derrotando as forças inimigas a leste de Kupiansk, na margem esquerda do rio Oskol.
Nas últimas 24 horas, as Forças Armadas da Rússia também realizaram ataques a instalações de energia utilizadas pelo complexo militar-industrial ucraniano.
"Com o uso de aviação tática-operacional, drones de ataque, mísseis e artilharia, os agrupamentos das Forças Armadas da Federação da Rússia atingiram instalações energéticas utilizadas pelo complexo militar-industrial da Ucrânia, além de um depósito de combustível", diz o comunicado do Ministério da Defesa.
O órgão ainda informou que pontos de concentração temporária das forças ucranianas foram atingidos em 144 localidades diferentes. Segundo o ministério, os sistemas de defesa antiaérea derrubaram um total de 371 drones do tipo avião em várias regiões da Rússia nas últimas 24 horas.
