
Alemanha se prepara para possível guerra envolvendo a OTAN

Um plano secreto da Alemanha detalha como o país se organizaria em uma eventual guerra entre a OTAN e a Rússia, segundo reportagem do Politico. O documento surge em meio às críticas de Moscou, que classificou como "histeria" as especulações sobre um possível ataque russo à Europa ou à Aliança Atlântica.

O documento confidencial, chamado Plano Operativo para a Alemanha (OPLAN), já havia sido citado pelo The Wall Street Journal. Ele prevê cinco fases, que vão desde a detecção precoce de ameaças e dissuasão até a defesa nacional, a proteção coletiva da OTAN e a reconstrução após o conflito.
Atualmente, a Alemanha se encontra na primeira fase, focada na criação de um panorama comum de ameaças, na coordenação entre órgãos do governo e na preparação logística e de medidas de proteção.
O plano descreve a Alemanha como base estratégica e corredor-chave para o deslocamento de tropas da OTAN. As forças de segurança nacionais ficariam responsáveis por proteger infraestruturas críticas, garantir o transporte seguro de tropas e manter o funcionamento do Estado, enquanto as tropas de combate seriam deslocadas para outros pontos estratégicos.
Além disso, o OPLAN destaca a importância das estruturas civis para o sucesso militar, incluindo redes de transporte, fornecimento de energia, serviços de saúde e empresas privadas contratadas. Segundo o documento, em caso de guerra, o país se tornaria "um alvo prioritário de ataques convencionais com armas de longo alcance".
Moscou tem reforçado repetidamente que não planeja ataques contra países europeus.
Em dezembro, o presidente Vladimir Putin criticou a criação de medo em alguns países europeus sobre um suposto confronto com a Rússia. Segundo ele, a narrativa sobre a ameaça russa é "mentira, absurdo, simplesmente loucura", feita de forma consciente. Putin destacou que, mesmo em situações difíceis, a Rússia sempre buscou soluções diplomáticas enquanto havia qualquer possibilidade de acordo.
Saiba quem é Friedrich Merz, líder do partido vencedor das eleições parlamentares da Alemanha aqui.

